segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Algumas curiosidades

 Por que suamos ao sentir calor? 
                     Para refrescar o organismo. Quando o corpo sente calor depois de alguma atividade física ou   quando   estamos   com   febre,   pequenas   glândulas   na   pele   soltam   o   suor.   Ele   é   um   líquido levemente salgado, composto por 99% de água. A água evapora e ajudar a absorver o calor da pele, deixando o corpo mais fresco. Mas se o lugar é quente e úmido, a água não evapora e suor acaba não refrescando.



Por que sentimos mais fome no inverno? 
                   O organismo usa sistemas reguladores para equilibrar o calor que o corpo produz e o que ele perde. No inverno, quando a temperatura é baixa, o organismo precisa agir rápido porque o ar frio faz o corpo perder mais calor. A fome ataca porque a alimentação serve para repor calor em forma da energia vinda dos nutrientes.



Por que, quando faz frio, sai uma névoa da boca? 
                  Durante a respiração, os pulmões expelem vapor d'água, geralmente invisível. Mas o frio condensa   o   pequeno   vapor   morno   proveniente   dos   pulmões   num   acúmulo   de   partículas   mais densas, próximas do estado líquido. É essa névoa de gotículas de água que vemos sair da boca ou
do nariz nos dias mais frios.


RAPIDINHAS

A mulher sente mais frio que o homem? 
                 Não. A sensação de calor é genética e depende da quantidade de receptores de calor sob a pele. E isso independe do sexo da pessoa.



                                                 Por que no inverno urinamos mais? 
                  Porque o corpo transpira menos e urinar é outra forma de liberar os líquidos acumulados no organismo.


             Por que o ventilador diminui o calor que sentimos? 
                  Com   o   movimento   das   hélices,   o   ventilador   faz   o   suor   do   corpo   evaporar   mais rápido, eliminando o calor da pele. Quando bate um vento, o processo é o mesmo: o calor produzido pelo corpo é dissipado para o ambiente.

Fonte: Livro "O Guia dos Curiosos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário